quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Golpe nas eleições 2010?

É possível nos dias de hoje, acontecer um golpe de estado nas eleições 2010??

Seguindo a dica de meu colega, Tiago Fachini, que achou meu post anterior sobre a temeridade de um golpe nestas eleições muito vago, sem conteúdo, sem argumentos e um amontoado de palavras soltas sem grandes significados, escrita por mim como se estivesse "brabinho e invocado".

Resolvi escrever outro post sobre o mesmo assunto, porém com uma nova perspectiva. Será que nos dias atuais é possível um golpe, uma virada de mesa, a subida no poder de um presidente por meios não eleitorais?

Como historiador, um dos assuntos que mais gosto de pesquisar é o período da ditadura brasileira de 1964. O Brasil passou um grande período de sua história, após se tornar República, em meio a ditaduras. Identificamos a era Vargas e também o longo período de 64 a 84.
Sou dos anos 80 e não vivenciei nenhum destes períodos, o normal e corriqueiro para mim é a democracia, apesar da seleção que a grande mídia faz quanto ao que noticia e de que forma.

Pesquiso sobre o período da instauração do golpe de estado em 1964, para tentar identificar porque as pessoas em massa não lutaram contra aquele golpe, porque se sujeitaram e muitas até hoje, acharam um bom período apesar das flagrantes violações básicas dos diretos humanos pelo governo militar.
A conclusão que cheguei foi que a maioria das pessoas, apoiavam o presidente João Goulart, porém não eram muito ligadas na política e tinham suas opiniões muito sucetíveis a mídia do período, isso quando tinham acesso a rádio e aos jornais. As forças golpistas eram civís e tinham um forte apoio armado, os militares. O dualismo existente no mundo naquele período (Comunismo/capitalismo, URSS/EUA) também foi usado de forma decisiva a criar um clima de medo, necessário para um mínimo de apoio da classe média ao Golpe.
Por fim as forças opositoras políticas foram esmagadas, como os sindicatos e alguns partidos e oposição. A grande mídia, no dia seguinte publicava que a partir de então as coisas seriam endireitadas, ficariam melhores. Basta fazer uma pesquisa na internet sobre os editoriais dos jornais no dia 1 de abril de 1964, um exemplo é do jornal O Globo.

Nos dias de hoje, as principais características que determinaram o golpe de 64 não estão presentes, vamos a elas:
Os militares aparentemente não estão se mobilizando e talvez nem tenham recursos para isso, a nossa sociedade tem o exército quase sucateado. O "Inimigo Vermelho" não esta mais presente e o medo dos comedores de criancinhas esta bastante discipado, não é forte o suficiente para amedrontar uma nação.
Mas acho que o ponto decisivo é que grandes empresarios e instituições que apoiaram o golpe, como a CNI entre outras, agora estão ganhando muito dinheiro com o governo Lula, a economia esta aquecida e para eles não seria um bom negócio a derrubada e a volta de uma instabilidade econômica que este ato geraria.

A grande mídia (Globo e outros de equivalente porte), ainda antiga, fortificada pelo período ditatorial, cresceu e sua vocação golpista continua viva, mas será que estão isolados? acho que eles representam a camada mais reacionária do Brasil, porém eles tem ainda muito poder de influência, apesar de sofrerem hoje com a informação instantânea e democrática que a internet oferece. Apesar que apenas 30% da população tenha em algum momento da vida acessado a internet. O percentual de pessoas que acessam a internet a fim de comparação de conteúdos de notícias, blogues políticos, etc, ainda é muito menor. Cerca de 56% das pessoas assistem e acreditam no Jornal Nacional da Globo.

Não acredito que vá se repetir algo como o golpe de 64, porém não acho que outra tentativa de golpe possa ser totalmente descartada, a influência da grande mídia é evidente e se ela for capaz de mobilizar grande parte da população a seu favor, algo pode acontecer. Mas acho bastante difícil que isto ocorra, levando em conta principalmente que eles não estão conseguindo com sucesso mobilizar a população contra o governo. O mais provável é que tenhamos nos próximos anos, uma popularização maior da internet e uma democratização maior da informação. Assim espero.

T+

3 comentários:

  1. Oi João, aqui é a Cláudia (tua ex-colega, lembra? =P). Acho BEM difícil uma nova ditadura aqui por um outro motivo que tu não chegou a citar: a ditadura anterior foi patrocinada pelos EUA. Não creio que seja do interesse dos EUA uma ditadura hoje, logo, nada de patrocínio. Ainda assim, achei esse fato aqui "meio" sugestivo:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+diz+que+pt+criou+uma+republica+sindicalista/n1237763243059.html

    Quer dizer. Serra vai no meio dos militares e compara Lula a Jango. Será que ele está tão desesperado assim pelo poder? Não duvido de nada.

    Acho que é isso. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ahee um post com conteudo :P!

    Mas a lebre que o lucasamaro levantou, também acredito pois o Collor é um empresário que a mídia tornou politico, assim como ela esta, acredito eu, retestando esse potencial com o PV, onde colocaram o dono/presidente da Natura como Vice da Marina.

    Discordo da Pandora na parte do patrocínio do Governo EUA, pois atualmente o Brasil tem porte e empresários suficientes para se bancar sozinho nesse sentido, tanto que durante a crise capitalista os bancos/empresas brasileiros tiveram lucros astronômicos.

    Acredito sim que possa haver um golpe com de 64, mas invisivel, vejo que a mídia vem criando um ambiente propicio a este tipo de golpe, com a grande enfase que dá aos "escândalos políticos", para assim induzir a população a clamar por uma mudança que, certamente e de primeira mão, será noticiada por ela como a "grande solução", que vejo sendo a entrega do nosso Pais aos empresários/banqueiros.

    T+
    Thiago Fachini

    ResponderExcluir
  3. Bah é verdade.. perrfeito...
    vms ficar atentos então e quanto ao crescimento do PV, tudo a vê. :-)

    Os próximos capítulos estão se desenrrolando neste fim de semana.

    ou no debate de hoje a noite

    ResponderExcluir